Neste post, você aprenderá a como utilizar o recurso de contas a pagar dentro do sistema, recurso que facilita seu controle sobre suas contas recorrentes ou individuais.
Acessando a lista de Contas a pagar
- No menu do lado esquerdo, clique na opção Financeiro > Contas a pagar
- Serão exibidas na listagem as Contas a pagar previstas para o período indicado
- Você pode ajustar o período no objeto de período que fica na parte superior da tela
Criando uma conta a pagar
- No menu do lado esquerdo, clique na opção Financeiro > Contas a pagar
- Utilize o botão Nova para iniciar o registro de uma nova conta a pagar
- Será aberta uma janela para que você preencha informações sobre a conta, como: vencimento, valor, descrição, categoria, fornecedor, conta (conta de onde o valor será retirado ao pagar) e frequência (isolada ou frequência mensal).
- Exemplo:
- Após o preenchimento, utilize o botão: Salvar
- Ao salvar, verá o registro da conta na tela inicial
Registrando uma conta como paga (liquidação)
- Ao localizar a conta desejada, utilize o botão Pagar na coluna de Ações
- Será aberta uma janela para a confirmação do pagamento, onde terá de conferir as informações antes de salvar.
- Exemplo:
- Após verificar e preencher os campos, utilize o botão Salvar
- Após o salvamento a conta será registrada como paga e o valor será retirado da conta especificada.
Categoria, Fornecedor, Centro de custo e Contas
Os 4 servirão para lhe auxiliar a detalhar ao máximo a conta que será criada e você pode criar estes registro através da opção Financeiro mesmo ao menu principal do lado esquerdo.
Caso tenha dúvidas sobre a criação e utilização do módulo de contas, clique aqui.
Como consultar uma conta paga?
- Acesse a opção Financeiro no menu principal
- Clique sobre a opção: Contas a pagar
- Clique na opção: Contas pagas (ao lado do botão Novo)
- Dentro da tela que será aberta defina o período desejado de consulta
Feito isso será exibido todo o histórico de contas pagas no período definido.